segunda-feira, 10 de junho de 2013

Construção Social da Identidade




  A nossa identidade não nasce pronta, a Sociologia mostra que essa construção social da identidade só termina quando morremos. Quando passamos pelo processo de socialização em diferentes lugares, vamos construindo a nossa identidade.
Esta identidade que estamos criando, está a todo o momento se desenvolvendo, cada um com suas características pessoais, pois passamos por diferentes experiências individuais, assim mudando as personalidades.

Precisamos ter uma identidade para fazer parte de um grupo, para não ficarmos no estado de anomia, que é exatamente essa falta de identidade.
Uma identidade social pode estar ligada aos valores, como o de riqueza e poder, sendo esses valores, determinantes para que a pessoa participe de um grupo.
A identidade é relacional, marcada pela diferença.  A diferença é sustentada pela exclusão. Hoje um indivíduo pode ter várias identidades, com esse mundo atual tão complexo, com mudanças físicas, psicológicas e comportamentais acontecendo a todo o momento.  Isto significa que a nossa identidade é mutável ou até mesmo provisória.

 Para entender melhor, veja os vídeos abaixo:
  • (Vídeo feito por estudantes).
                                                                                       
  • ( Entrevista com a Psicóloga infantil Alison Gopnik, da Universidade da Califórnia, em Berkeley )
   
 
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário